Domine técnicas avançadas de integração sustentável entre lavoura, pecuária e floresta. Aprenda a otimizar o uso de recursos naturais, aumentar a produtividade e promover benefícios econômicos e ambientais no agronegócio, com foco em manejo de solo, culturas agrícolas e preservação ecológica.
Aulas gravadas com encontros de tira-dúvidas ao vivo
6 meses
9 módulos
5 anos de acesso com atualização
Conceitos, definições, princípios e fundamentos dos Sistemas de ILPF; Modalidades dos sistemas de ILPF; Sistema de Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril; Sistema de Integração LavouraFloresta ou Agroflorestal; Sistema de Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril; Sistema de Integração Lavoura-Pecuária ou Agrossilvipastoril; Benefícios agronômicos dos sistemas de ILPF; Benefícios econômicos dos sistemas de ILPF; Benefícios ecológicos dos sistemas de ILPF; Benefícios ambientais dos sistemas de ILPF; Benefícios sociais dos sistemas de ILPF;
Adequação ambiental da propriedade rural (Código Florestal); Adoção de práticas conservacionistas de solo e água; Práticas Edáficas; Práticas Mecânicas; Práticas Agrícolas; Práticas Vegetativas; Infraestrutura e construções básicas; Maquinas; Equipamentos; Instalações; Cercas; Curral completo (tronco, brete, balança, embarcador/desembarcador, minifarmácia); Cochos de sal e água (praça de alimentação); Fornecimento de água potável; Formação de equipe; Escrituração zootécnica.
Composição química das fases sólida, líquida e gasosa dos solos. Estrutura, formação e propriedades eletroquímicas dos minerais e da matéria orgânica dos solos. Reações dos cátions nos solos. Acidez dos solos. Reações dos ânions nos solos. Química dos solos alagados. Conceitos e Leis gerais da fertilidade do solo. Nutrientes e elementos tóxicos no solo: ocorrência, dinâmica, avaliação e disponibilidade para as plantas. Interação solo-nutriente-planta. Análise química do solo: extratores, estudos de correlação e calibração. Análise de Vegetal: elemento absorvido e relação com teores no solo, nível crítico. Corretivos, Fertilizantes, Recomendações de Calagem e Adubação.
O solo é o provedor de nutrientes e água para as plantas e para o sistema de produção. A conservação e manutenção do solo é fundamental para garantir que as espécies que farão parte do sistema encontrem as condições ideais para expressarem o potencial produtivo. A construção da qualidade (química, física e biológica do solo) é um processo constante. Quando não é realizado de forma correta haverá retrocessos e, em muitos casos grandes prejuízos ocasionados pelo processo erosivo. O manejo do solo, da água e das plantas é, portanto, o fator que resultará no sucesso ou não da atividade agropecuária. Aptidão agrícola do solo: Diagnóstico do solo; Construção do perfil químico do solo; Construção da física do solo; Construção da biologia do solo; Estoque de carbono e água no solo; Manejo e conservação do solo; Momento correto de intervenção mecânica; Práticas de conservação para uso eficiente do solo e da água; Manejo da pastagem e conservação do solo; Manejo das culturas agrícolas e conservação do solo.
A escolha das espécies vegetais que farão parte da ILPF é a chave para o sucesso do sistema. Há inúmeras possibilidades de combinação, consorciação, sucessão de espécies. Os principais critérios de escolha é o benefício econômico que irá gerar; o benefício ao sistema de produção e a atividade subsequente, seja ela agrícola ou pecuária. A combinação planejada, assertiva e estratégica do uso da soja, milho, forrageiras e espécies florestais será determinante para o sucesso da ILPF. Soja na ILPF: Quando, como implantar e por quanto tempo Benefícios ao sistema ILPF; Milho na ILPF: Quando, como implantar e por quanto tempo; Benefícios ao sistema ILPF; Forrageiras na ILPF: Quando, como implantar e por quanto tempo; Benefícios ao sistema ILPF; Essências florestais na ILPF: Quando, como implantar e por quanto tempo; Benefícios ao sistema ILPF.
Biologia dos principais patógenos que causam doenças de plantas. Doenças bióticas e abióticas. Epidemiologia de doenças de plantas. Manejo integrado das doenças da soja. Sintomatologia, Etiologia; Epidemiologia; Sobrevivência; Dispersão; Patógenos do solo; patógenos da parte aérea; Controle, Manejo Integrado. Manejo integrado das doenças do milho. Sintomatologia, Etiologia; Epidemiologia; Sobrevivência; Dispersão; Patógenos do solo; patógenos da parte
aérea; Controle, Manejo Integrado.
Controle das doenças que incidem no eucalipto. Sintomatologia, Etiologia; Epidemiologia; Sobrevivência; Dispersão; Patógenos do solo; patógenos da parte aérea; Controle, Manejo Integrado.
Biologia dos principais insetos e ácaros das culturas de grãos e eucalipto. Pragas e ácaros que atacam a parte aérea e do solo que atacam as culturas. Armadilhas de insetos. Métodos de controle: legislativo, cultural, biológico, por comportamento, resistência genética, transgenia, feromônios e atraentes, mecânico, físico.
Visão geral da biologia e resistência de plantas daninhas aos herbicidas; Abordagem de conceitos básicos e fundamentais relacionados ao manejo de plantas daninhas; Visão geral dos diferentes métodos de controle das plantas daninhas na Integração Lavoura Pecuária e Floresta; Princípios básicos sobre tecnologia de aplicação de herbicidas na ILPF; Conhecer as plantas daninhas, assim como os mecanismo de reprodução e dispersão das mesmas; Entender as causas do avanço do número de acasos de plantas daninhas resistentes aos herbicidas; Disponibilizar informações de como utilizar cada método de controle de forma individual e, principalmente, de forma integrada, buscando sempre preconizar o manejo integrado de plantas daninhas na ILPF; Disponibilizar informações básicas sobre tecnologia de aplicação de herbicidas na ILPF; Mostrar como fazer diagnóstico, planejamento e execução de um programa de manejo de plantas daninhas para fazenda com ILPF.
Conceito da agricultura de precisão e sua interface com a agricultura digital; Histórico e conceitos da agricultura de precisão; Importância da agricultura de precisão para o aumento de produtividade e competitividade; Estado da arte das tecnologias em agricultura de precisão; – Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e a agricultura de precisão; – Uso de Drones para mapeamento e tratamento de imagens; Inteligência Artificial e utilização na agricultura de precisão; – Ciência de Dados (Data Science) e utilização na agricultura e pecuária; – Blockchain e tokenização da agricultura de precisão; Monitoramento da produtividade das culturas; Mapeamento da variabilidade espacial de propriedades de solo e planta; Técnicas de sensoriamento remoto e proximal aplicado à agricultura de precisão; Zonas de manejo; Aplicação localizada de insumos em taxas variáveis; Considerações sobre decisões gerenciais com base na variabilidade espacial das lavouras.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1970), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1973) e doutorado em Fitopatologia - University of Florida (1980). Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Universidade de Wisconsin, Estação Experimental de Beltsville, Mariland e no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro, Oeiras, Portugal. Foi professor titular da Universidade Federal de Viçosa de 1980 até 2019. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças, fitossanidade, café, soja, feijão, fruteiras e hortaliças. Dedicou sua vida na área de Manejo integrado de Doenças de Plantas. Coordenou o curso de pós-graduação em ‘Proteção de Plantas’ pós-graduação ‘latu sensu’ por 30 anos. Participou de inúmeros cursos, simpósios e congressos de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. Publicou inúmeros livros e trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de manejo integrado de doenças e plantas.
Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Graduação em Ciência da Computação - UEMS. Professor em Computação no Campus Campo Grande - IFMS; Professor de Computação na Universidade Uniderp (2004 a 2010); Gestor de Projetos Tecnológicos na Superintendência de Ciência e Tecnologia de MS (2000 a 2006).
Graduação em Engenharia Agronômica, pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel – FFALM – atualmente Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Pós-graduação: Especialista em Plantio Direto, pela Universidade de Brasília - UnB. Mestrado em Ciências Agrárias, pela UnB
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Botucatu. Palestrante e Professor do Curso de Agronomia Graduação e de Cursos de Pós-Graduação, Presidente Prudente-SP. Atua na área de sistemas de produção com foco em Integração Lavoura-Pecuária, no cultivo da soja e, na viabilização do uso sustentável de solos arenosos.
Doutor em Agronomia e já formou mais de 10.000 profissionais em sua carreira com mais de 45 anos de experiência.
Pesquisador de carreira na EMBRAPA, contratado logo após sua graduação em engenharia agronômica. Desde 1974 desenvolve suas atividades na Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas, MG. Terminou seu mestrado (1980) nos EUA na Universidade de Purdue, onde recebeu a homenagem da Purdue chapter of Gamma Sigma Delta. Em 1986, terminou seu Doutorado na ESALQ/USP. Sua especialidade é manejo integrado de pragas com ênfase ao controle biológico, aplicado tanto na agricultura familiar como na agricultura comercial.
Planejamento e execução de sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta para otimizar a produção agrícola e pecuária, promovendo a sustentabilidade e a produtividade.
Práticas de conservação e manejo do solo para garantir a qualidade e a eficiência das operações agropecuárias, incluindo técnicas de conservação de água e solo.
Gerenciamento da fertilidade do solo e manejo integrado de culturas como soja, milho, forrageiras e essências florestais dentro dos sistemas ILPF.
Desenvolvimento e aplicação de estratégias para o manejo integrado de doenças e pragas que afetam culturas agrícolas e essências florestais.
Utilização de tecnologias avançadas, como drones, inteligência artificial e sensoriamento remoto, para melhorar a eficiência e a competitividade das operações agropecuárias.
Oferecimento de suporte técnico e consultoria para a implementação de sistemas ILPF, com foco em otimização de recursos e práticas sustentáveis.
O curso é reavaliado de acordo com as novas tecnologias e tendências do mercado, as quais são incluídas na grade e ementa deste programa de pós-graduação.
A partir da data da sua matrícula e mesmo após a conclusão, você terá direito a todas essas atualizações sem custo adicional, dentro de um prazo de 5 anos.
Encontros ao vivo de tira-dúvidas em grupo com professores da Pós e networking a nível nacional com outros profissionais da área
UNEED X © Todos os Direitos Reservados