Domine o manejo da fertilidade do solo e maximize a produtividade agrícola. Você aprenderá a identificar as necessidades nutricionais das plantas, interpretar análises de solo e foliar, formular adubações precisas, e aplicar práticas sustentáveis que aumentam a eficiência e reduzem impactos ambientais. Seja capaz de corrigir deficiências, excessos de nutrientes e de otimizar o uso de corretivos e fertilizantes para alcançar uma produção mais rentável e sustentável.
Aulas gravadas com encontros de tira-dúvidas ao vivo
6 meses
6 módulos
5 anos de acesso com atualização
Introduzir os conceitos básicos sobre o solo e suas propriedades que influenciam o crescimento das plantas.
Conteúdo:
Estudar os nutrientes essenciais, e os principais elementos benéficos e tóxicos, sua absorção, transporte, funções e/ou modos de ação.
Estudar a relação entre a concentração e o balanço de nutrientes na planta, estado nutricional, crescimento e produção. Diagnosticar o estado nutricional da planta.
Conteúdo:
Estudar os processos de ciclagem e disponibilidade de nutrientes no solo e capacitar os alunos a interpretar resultados de análises de solo e foliar para diagnósticos precisos.
Ensinar práticas de aplicação e manejo de fertilizantes minerais e orgânicos, além de corretivos de solo.
Abordar práticas sustentáveis e inovações tecnológicas na nutrição de plantas para aumentar a produtividade agrícola.
Engenheiro Agrônomo, experiência em Solos e Nutrição de Plantas, com doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Ele tem mais de 10 anos de atuação no setor de fertilizantes, além de experiência em defensivos e extensão rural. Durante sua carreira, trabalhou em grandes empresas como a Syngenta e a Fertilizantes Heringer, com foco em nutrição de culturas como café, cana-de-açúcar, milho e eucalipto. Suas habilidades incluem treinamento técnico, pesquisa aplicada e suporte a produtores rurais, principalmente na área de cafeicultura.
Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP, com Mestrado em Nutrição Animal e Pastagens e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, além de diversos pós-doutorados no Brasil, Espanha e EUA. Ela tem vasta experiência docente, atuando desde 1991 na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com ênfase em nutrição mineral de plantas e cafeicultura. Sua pesquisa inclui nutrição de plantas perenes, fruteiras e cultivo hidropônico, com contribuições significativas na nutrição de café e outras culturas
Implementação de práticas para otimizar a disponibilidade de nutrientes, melhorando o crescimento e a produção das plantas.
Interpretação de análises de solo e foliar para oferecer recomendações precisas sobre fertilização e corretivos.
Assessoria técnica para produtores sobre adubação, escolha de fertilizantes, análise do solo e técnicas de manejo sustentável.
Estudo das relações entre a nutrição mineral e o crescimento das plantas, bem como o impacto ambiental dos fertilizantes.
Planejamento estratégico do uso de fertilizantes e manejo sustentável para aumentar a produtividade agrícola.
Desenvolvimento e promoção de novos produtos, como fertilizantes, corretivos e biofertilizantes, além de suporte técnico ao produtor.
O curso é reavaliado de acordo com as novas tecnologias e tendências do mercado, as quais são incluídas na grade e ementa deste programa de pós-graduação.
A partir da data da sua matrícula e mesmo após a conclusão, você terá direito a todas essas atualizações sem custo adicional, dentro de um prazo de 5 anos.
Encontros ao vivo de tira-dúvidas em grupo com professores da Pós e networking a nível nacional com outros profissionais da área
UNEED X © Todos os Direitos Reservados